segunda-feira, 1 de março de 2010

Flexibilização Curricular:

Em atendimento à Resolução CEE/SC nº 112/2006 é necessário prever adequações curriculares e adoção de estratégias, recursos e procedimentos diferenciados, quando necessário, para avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades especiais
Assim, para atender e responder efetivamente às necessidades educacionais especiais dos alunos no seu processo de aprender e construir conhecimentos faz-se necessário modificar os procedimentos de ensino, tanto introduzindo atividades alternativas às previstas, como introduzindo atividades complementares, através da flexibilização curricular.
Adaptações curriculares são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais quanto o acesso ao currículo e a participação integral, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.
Dentre estas adaptações curriculares, existem adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de grande porte compreendem ações que são da competência e atribuição das instâncias político-administrativas superiores, já que exigem modificações que envolvem ações de natureza política, administrativa, financeira, burocrática, etc... (Escola Viva vol.05/Mec-2000) . São elas:
J Adaptações de Acesso ao Currículo;
J A criação de condições físicas, ambientais e materiais para o aluno, em sua unidade escolar;
J A adaptação do ambiente físico escolar;
J A aquisição do mobiliário específico necessário;
J A aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos;
J A adaptação de materiais de uso comum em sala de aula;
J A capacitação continuada dos professores e demais profissionais da educação;
J A efetivação de ações que garantam a inter-disciplinaridade e a transsetorialidade.
As adaptações de pequeno porte compreendem modificações menores, de competência específica do professor. Elas constituem pequenos ajustes nas ações planejadas a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula. (Escola Viva. Vol. 06/Mec-2000).
As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor:
J Na promoção do acesso ao currículo,
J Nos objetivos de ensino,
J No conteúdo ensinado,
J No método de ensino,
J No processo de avaliação,
J Na temporalidade.
É de acordo com estes preceitos que as escolas do município de Santa Rosa de Lima propõem-se a trabalhar.

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