segunda-feira, 1 de março de 2010

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Projeto para as aulas de Educação Religiosa

Todos juntos será mais fácil...
Convivendo com a diferença.
Problematização:
.Como trabalhar as diferenças (sociais, religiosas, físicas) com nossos alunos?
.De que forma podemos promover o resgate de valores em nossa escola?
Justificativa:
Viver é compartilhar. Compartilhamos nossa casa com a família, a escola com os colegas, os parques e as ruas com as pessoas de nossa cidade. Enfim, estamos sempre dividindo espaço com alguém e ainda, com as plantas e os animais. Por isso precisamos viver de acordo com alguns valores nos respeitando e preservando o meio ambiente.
Objetivo Geral:
Sensibilizar os educandos, levando-os a perceber que cada um de nós possui características próprias e que temos que aprender a conviver com as diferenças.
Objetivos Específicos:
. Oportunizar momentos de reflexão levando os alunos a perceberem as diferenças como aliada na construção do conhecimento. Proporcionando o crescimento individual e coletivo.
. Desenvolver a solidariedade prática (campanha de doação de materiais didáticos).
. Fazer com que os alunos a reflitam sobre seu comportamento. Estimulando o processo de pedir desculpas e desculpar, reconhecendo seus próprios erros.
. Reconhecer seus direitos e deveres.
Desenvolvimento:
. Trabalhar com textos diversos (músicas, poemas, fábulas, contos).
. Discussão e debates.
. Elaboração do contrato didático com os alunos.
. Confecção de cartazes.
. Contrato didático da escola, expor no mural.
Cronograma:
Durante todo o ano letivo de 2010.
Avaliação:
De acordo com a participação e o comprometimento dos alunos.

Projeto Festa Julina

Problematização:
- De que forma podemos despertar em nossos alunos o gosto pela cultura brasileira?
- Como envolver os pais em atividades escolares?
- De que forma podemos organizar uma Festa Julina?
Justificativa
Todo ano, no mês de julho, acontece em nossa escola a tradicional Festa Julina. Em comemoração aos festejos de São João e São Pedro que fazem parte da cultura do nosso país. Esses preparativos acabam envolvendo toda a comunidade escolar, despertando o interesse e a participação dos alunos.
Objetivo Geral:
Despertar o interesse e a participação de todos os membros da comunidade escolar. Oportunizando momentos de lazer e interação entre pais, professores e alunos.
Objetivos Específicos:
- Valorizar o Folclore Brasileiro;
- Identificar comidas típicas da época;
- Resgatar músicas e danças folclóricas;
- Proporcionar atividades que desenvolvam o gosto por apresentações artísticas, tais
como: danças, teatros, desfiles e etc;
Desenvolvimento: (atividades)
- Organização da festa;
- Decoração do salão;
- Estudo e pesquisa sobre São João e São Pedro;
- Preparo de comidas típicas;
- Construção da fogueira;
- Resgate de músicas típicas;
- Apresentações Artísticas: Quadrilha, Casamento de Jeca, Pau de Fita, Desfile Jeca,
Boi de Mamão e etc.
Cronograma:
Julho de 2010
Avaliação:
A avaliação será de acordo com o envolvimento e a participação de todos.

Projeto Corpus Christi
Problematização:
- Qual o significado da Festa de Corpus Christi?
- Qual a origem da Festa de Corpus Christi?
- Por que decoramos as ruas com tapetes enfeitados no Dia de Corpus Christi?
Justificativa:
A festa de Corpus Christi é uma comemoração da igreja Católica e também uma expressiva manifestação pública da fé no Sacramento da Eucaristia. Por isso, percorrer as ruas é imprescindível na comemoração desta festa. É a procissão mais importante e dela todos os fiéis são chamados a participar, pois é a devoção popular que dá a ela um toque especial. Como trabalhamos com nossos alunos as diversas manifestações religiosas, isso desperta neles a curiosidade de entender os significados dessas celebrações. Logo, todos os anos a nossa escola participa juntamente com a comunidade da decoração das ruas para a procissão de Corpus Christi em Santa Rosa de Lima.
Objetivo Geral:
Oportunizar momentos de estudo e pesquisa, valorizando as diversas manifestações religiosas.
Objetivos Específicos:
- Resgatar o significado da festa de Corpus Christi;
- Valorizar as diversas manifestações religiosas;
- Proporcionar a socialização e a interação entre os alunos;
- Despertar o gosto pela leitura e pesquisa;
Desenvolvimento:
- Pesquisa:
- Leitura e reflexão de textos:
- Aquisição de materiais diversos para produzir os tapetes;
- Confecção dos tapetes;
- Limpeza das ruas;
Cronograma
De 01 a 03 de Junho de 2010.
Avaliação:
De acordo com a participação de todo


Projeto “Dia do Estudante”

Problematização:

- Como surgiu o Dia do Estudante?

- Como comemorar o Dia do Estudante envolvendo toda a comunidade escolar?

- De que forma podemos oferecer aos nossos alunos um dia de lazer na escola?

Justificativa:

Desde os primeiros anos de nossas vidas, ainda bem pequeninos, começa nossa vida de estudante. São os primeiros passos ao encontro do saber, de um novo aprendizado, é quando novos horizontes nos são apresentados. No início, vem a convivência com novos colegas, a tia da escola, as primeiras letras. Para uns, é um longo caminho a ser trilhado. Para outros, nem tanto. O certo, é que no dia 11 de agosto, esta data é comemorada sendo muito importante para toda a comunidade escolar merecendo uma comemoração especial.



Objetivo Geral:

Valorizar o papel do estudante como elemento fundamental na constituição da sociedade, fortalecendo os vínculos entre estudante e escola.

Objetivos Específicos:

- Conhecer a origem do Dia do Estudante.
- Oportunizar momentos de descontração e lazer entre os alunos.
- Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância do estudante para a sociedade.

Desenvolvimento:

- Leitura e pesquisa sobre a origem do Dia do Estudante;
- Decoração do mural da escola;
- Dia de jogos e brincadeiras no ginásio;
- Competição inter-séries;

Cronograma:

Agosto de 2010.

Avaliação:

A avaliação será de acordo com o envolvimento e a participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário